Conta zerada: Nubank emite comunicado urgente que atinge em cheio 100M de correntistas
12/11/2024 às 9h21
Comunicado urgente da Nubank chega para cerca de 100 milhões de clientes após brasileiros terem suas contas zeradas com golpe cibernético
A fintech Nubank publicou um comunicado urgente após clientes reclamarem de uma recente divulgação de fraude em nome do banco.
Portanto, como forma de prevenir a aplicação de novos golpes, a instituição financeira enviou um comunicado oficial para os seus 100 milhões de clientes.
Vale ressaltar que segundo o FDR, a fraude que circulava consistia no envio de informações falsas sobre empréstimos em nome do banco.
O golpe tinha início quando o cliente recebia mensagens sobre a liberação de recursos para sua conta.
Desse modo, a oferta é realizada por meio de canais não autorizados pela fintech, tanto por meio de mensagem de texto quanto por ligações falsas.
Ao iniciar a solicitação, a vítima repassava os seus dados pessoais e o golpista cobrava um pedido de adiantamento para disponibilizar o valor em conta.
Sendo assim, ao prosseguir com a suposta operação de crédito, a vítima acabar caindo em um golpe e tem suas informações expostas.
Com isso, o Nubank enviou um comunicado orientando sobre como os empréstimos do banco são realizados, afim de espalhar informação como forma de alertar seus clientes.
Além disso, a instituição reforçou que todas as operações realizadas por ele devem ser efetuadas somente através do aplicativo da fintech.
Contudo, caso o cliente receba alguma mensagem de oferta de empréstimo e se interesse, o cidadão deve abrir o aplicativo e ver se o crédito realmente está disponível.
Ademais, ele desconfiar dos pedidos de adiantamento e preenchimento de formulários fora da plataforma oficial do banco.