Agricultores realizam protesto na BR 116, em Belém do São Francisco


Eles reivindicam a regularização do abastecimento de água nos perímetros irrigados.

Por g1 Petrolina


Agricultores realizam protesto na BR 116, em Belém do São Francisco

Agricultores realizam protesto na BR 116, em Belém do São Francisco

Nesta quarta-feira (4), agricultores dos projetos de irrigação Pedra Branca, Fulgêncio e Brígida realizam protesto no Km 82 da BR 116, próximo ao Trevo do Ibó, em Belém do São Francisco, Sertão Pernambucano.

Os trabalhadores alegam que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) não cumpriu um acordo firmado e que as comunidades estão sem fornecimento de água e energia há três dias. Eles cobram que a situação seja regularizada.

O protesto deixou trecho da BR 116 bloqueado. — Foto: PRF

O protesto deixou trecho da BR 116 bloqueado. — Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha o protesto. Apenas ambulâncias e viaturas estão autorizadas a seguir viagem

Em nota a Codevasf informou que "a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) é a proprietária dos projetos públicos de irrigação do Sistema Itaparica, do qual fazem parte os projetos que estão sem água e energia. A Codevasf disse que entregou à Chesf a responsabilidade pelas despesas de operação, manutenção e energia elétrica dos projetos por conta do não cumprimento, por parte da Chesf, de um termo de conciliação firmado com a Codevasf".

Também por nota, a Eletrobras informou "que é da Codevasf a responsabilidade pela operação e manutenção dos bens que compõem a estrutura de uso comum dos perímetros irrigados de Itaparica, localizados nos estados de Pernambuco e da Bahia, bem como o pagamento da energia elétrica associada", diz.

A nota segue afirmando que "a Eletrobras Chesf não detém essa responsabilidade e sequer é titular dos contratos junto às distribuidoras de energia. Da mesma forma, nunca executou as atividades de operação e manutenção dos projetos. Diante do exposto, as questões relacionadas ao tema devem ser direcionadas à Codevasf".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem